QUAIS SÃO AS VANTAGENS DOS PNEUS ECOLÓGICOS?

Resolver questões sobre o meio ambiente e sustentabilidade vem se tornando cada vez mais urgente em todos os setores e é claro que na indústria automobilística não foi diferente. A partir da grande demanda por produtos mais sustentáveis, as grandes empresas começaram a investir em tecnologias que proporcionam mudanças em seus produtos e processos, então, com suas preocupações voltadas para diminuição da emissão de poluentes, mantendo a qualidade de seus produtos, foram projetados os pneus ecológicos.

Os pneus tradicionais possuem viscoelástico em sua composição e sua aderência varia de acordo com a temperatura, podendo chegar a 100°, já os pneus verdes, como são conhecidos os ecológicos, são produzidos com materiais derivados do petróleo e principalmente da areia (sílica), com o propósito de controlar o calor gerado na banda de rodagem, exigindo menos do motor do veículo e desgastando menos os pneus.

Um pneu ecológico é bom?

O pneu ecológico apresenta menor resistência ao rolamento, o que contribui para a redução do consumo de combustível em até 20%, o que não somente é excelente para a economia do proprietário do veículo, como também é uma forma de diminuir a poluição e a emissão de gases. Essa característica não compromete sua aderência em piso seco ou molhado, mantendo a viagem segura, pois o papel da sílica, presente em sua composição, deve substituir os componentes dos pneus convencionais responsáveis por garantir esta função.

Além de serem produzidos a partir de materiais ecológicos, os pneus verdes produzem menos ruídos e desgastam com menor facilidade, permitindo que o tempo para trocas seja maior do que o de pneus convencionais. Como qualquer outro, eles também precisam de cuidados, como manter a calibragem adequada, revisando com a frequência correta, pois além de prejudicar a vida útil dos pneus, a calibragem diferente daquela indicada pelos fabricantes pode levar ao aumento do consumo do combustível.

Com tantas vantagens, concluímos que os pneus ecológicos são bons. Os consumidores têm optado cada vez mais pelos pneus ecológicos quando uma troca é necessária, principalmente aqueles que transitam mais em centros urbanos. Para identificá-lo, basta ficar atento aos quatro símbolos nos flancos, eles representam os principais benefícios e as características de sustentabilidade dos pneus ecológicos: redução do consumo de combustível, redução da emissão de carbono, alta quilometragem (vida útil mais longa) e redução de ruídos. Estas qualidades trazem mais conforto, segurança, economia e fazem bem ao meio ambiente.